quinta-feira, 26 de julho de 2012

QUANTO CUSTA UMA CAMPANHA

No sistema de eleições vigente, um dos quesitos que mais têm gerado suspeitas é quanto à dinheirama que se investe nas campanhas. E a população tem todos os motivos para desconfiar, pois nunca se sabe de maneira efetiva quanto o candidato gastará na eleição. Se a gente procurar no TRE as declarações dos candidatos nas últimas eleições, iremos nos deparar com números contábeis que iriam nos revoltar. Eles refletem a cara-de-pau da maioria dos nossos políticos. É de dar nó nas tripas tamanha desfaçatez.

A maneira mais eficaz dos candidatos não serem cobrados por aqueles que financiam as campanhas, é as mesmas campanhas serem bancadas pelo Estado. Mas enquanto isto não acontece, a gente já percebe que a coisa até evoluiu muito nos últimos tempos devido a proibição da distribuição de brindes, camisetas, bonés e etecéteras... mas, em especial, ter proibido o “showmício” que levava o público eleitor para as praças públicas, não para escutar o discurso do candidato, mas somente e unicamente para assistir o forrozeiro ou sertanejo de sua preferência. Todos os gastos e doações de campanha deveriam ser levados à público através dos jornais e programas de rádio. Aliás, isso deveria ser cláusula pétrea, não resta dúvida.

Abaixo vou fazer uma listagem com números próximos e imediatos que deverão ser gastos pelos candidatos que desejam de verdade disputar a eleição de 2012. De antemão é preciso deixar claro que este números estão focados para âmbito de Guajará-Mirim, isto levando-se em conta que o candidato deverá levar sua mensagem para quase 48.000 pessoas que habitam nosso município. Todos os preços são válidos pelos três meses de campanha. Se não acertar nestes números, errarei por pouco.

1- COORDENAÇÃO GERAL............................................................... R$ 30.000
2- ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO.*...........................................................R$250.000
3- GRÁFICA*......................................................................................... R$100.000
4- JORNALISTAS E EDITORES...........................................................R$ 20.000
5- OUTDOORS........................................................................................R$ 30.000
6- CARROS DE SOM..............................................................................R$ 30.000
7- EQUIPE DE SEGURANÇA................................................................R$ 10.000
8- ALIMENTAÇÃO.................................................................................R$ 50.000
9- TELEFONE*........................................................................................R$ 30.000
10- JURÍDICO............................................................................................R$ 20.000
11- SECRETÁRIAS, MOTORISTAS........................................................R$ 10.000
12- DIVERSOS (combustível, formiguinhas, pinturas de muros)..............R$220,000

Total: R$800.000.

Expostos os números acima, fica-se a imaginar: é muita investidura da pessoa que deseja ser prefeito. É ou não é? A pergunta que fica no ar é: será que os eleitos recuperam o dinheiro gasto na campanha somente com os salários? É claro que recuperam. Mas não com os salários. Das duas uma: ou é muita vontade de ajudar a população ou é a tara pelo Poder que fascina o ser humano.


• Gravação de TV e Rádio. Este processo envolve no mínimo quinze profissionais (cinegrafistas, iluminadores, técnicos de som etc...)
• Santinhos e cartazes para candidatos à prefeito e vereadores.
• Trinta aparelhos celulares.