segunda-feira, 13 de setembro de 2010

DOUTOR CÉLIO TARGINO

Ao assumir a presidência da Câmara Municipal em janeiro de 2.009, logo após dois mandatos como vereador nesta Casa de Leis, Célio Targino, de imediato se viu na obrigação de adaptar o aparato legislativo de Guajará-Mirim à uma série de dispositivos, preceitos, portarias, estatutos e outras mudanças que nunca fizeram parte da Babel que sempre confundiu aqueles que um dia já tiveram este intemerato órgão público sob seu comando e que ali apenas acharam solo propício para se instalar um balcão de negócios pessoais.

Contrário a qualquer tipo de desvio de conduta, o vereador uma vez eleito pela maioria para dirigir a Câmara de Leis, logo procurou se desvencilhar de antigos vínculos que ainda o mantinham ligados à políticos e politiqueiros que só conseguem enxergar a política como uma forma de beneficiar seus interesses. E uma vez desenbaraçado deste elo de ligação, o Doutor Célio Targino pôde expandir sua administração no vácuo político deixado pelos que ficaram para trás e acabou cumprindo todas as suas promessas. Fez a reforma dos gabinetes dos vereadores, fez o concurso da Câmara, está montando a Escola de Informática e inaugurou uma nova fase de mudanças na Casa de Leis, até então inéditas.

É mister pôr em realce que sua ascensão política incomoda muita gente nesta cidade, inclusive chegando a causar desesperos, mau estar e desarranjos em políticos muito chegados aos Coronéis de cabresto do Estado, graças ao seu jeito diferente de fazer política tanto no atacado como no varejo. Ao mesmo tempo em que é um “expert” em negociar com as cobras criadas da política municipal, estadual e federal, também sabe dialogar e falar a linguagem do povão. É comum vê-lo todos os sábados conversando com as pessoas na Feira Municipal ou mesmo participando das discussões nos bairros com os respectivos líderes. Também goza da simpatia de toda a Imprensa. Caso raro, em se tratando de antigos gestores da Câmara.

Diferente de outros vereadores, o Doutor Célio jamais atribui a si mesmo os louros por conquistas sociais que surgiram graças à ação conjunta de todos. O presidente da Câmara de edis até não se importa com tais atitudes. Quem ouve seus discursos na Câmara, percebe que o que ele quer é que os vereadores trabalhem o tanto quanto possível e que não deixem de reivindicar em prol do povo de Guajará. Tática política? Não importa, desde que a cidade fique servida.

De sua assessoria pode-se dizer que hoje constitui-se em um “plantel de primeira” e que dá para aproveitar em qualquer governo, seja no Legislativo ou no Executivo. Seguindo a espiral dos tempos modernos, o vereador deixa todos a vontade para cumprir suas obrigações e serviços. Segundo suas palavras “O que importa não é nem tanto cumprir horários e sim metas de trabalho e apresentar resultados, com isto todos produzem mais e com menos esforços”. Como parte desta força conjunta posso dizer que dá satisfação trabalhar com o doutor Célio Targino. E olha que todos os dias a gente tem que encarar problemas, “pepinos” e “abacaxis” difíceis de descascar.

Com toda certeza o doutor Célio Targino ainda entrará para a história de Guajará-Mirim como o vereador que melhor desempenho teve na política municipal.