sexta-feira, 25 de setembro de 2009

VEREADOR PETISTA APRESENTA PL OBRIGANDO EMPRESA DE ÔNIBUS A UTILIZAR DOIS MOTORISTAS EM VIAGENS NOTURNAS

O vereador petista Roberto de Sá, que está assumindo a vaga no lugar do titular Ronald Fernandes, o Galego, vai apresentar na próxima sessão da Câmara Municipal de Guajará-Mirim um Projeto de Lei que torna obrigatório a utilização de dois motoristas em viagens noturnas pelas empresas de ônibus intermunicipais que atuam no município de Guajará-Mirim.

No texto do projeto, que tem cinco artigos, o vereador diz que a competência pela fiscalização e fiel cumprimento da lei – se aprovada – será de responsabilidade da Coordenadoria Municipal de Trânsito – CONTRAN.

Na justificativa da matéria, Roberto de Sá diz que um sistema de transporte coletivo deve propiciar mobilidade adequada às pessoas e aos bens, em consonância com as necessidades e objetivos da sociedade. Diz também que a empresa que atua no ramo deve observar a segurança no tráfego e prevenção de acidentes e a capacitação dos recursos humanos.

Relata o acidente ocorrido no último dia 5 de setembro com um carro da empresa Real Norte que vinha de Porto Velho para Guajará-Mirim e que entre os passageiros tinha sua filha caçula, que ficou ferida e esteve vários dias na UTI em hospitais de Porto Velho.

Refere-se ao fato de, segundo informações extra-oficiais, a empresa Real Norte está usando motoristas com sobrecarga de trabalho, o que facilita o surgimento de acidentes dessa natureza. Por isso, quer que seja obrigatório a utilização por parte da empresa, de dois motoristas quando em viagens noturnas.

O vereador Roberto de Sá tem absoluta certeza de que seu projeto de lei será aprovado pela Casa e, a posteriori, sancionado pelo Prefeito Municipal em face da importância da matéria.