terça-feira, 20 de março de 2012

O QUE DIZEM AS PESQUISAS

Na semana passada o site do jornal O Mamoré encerrou uma enquete que mostrava as tendências do público internauta acerca da votação para prefeito nas eleições que irão ocorrer em outubro. A listagem não oficial apresentou nomes de pretensos candidatos a disputar a cadeira da chefia do Poder Executivo, e tirante o intermitente batuque nos “mouses” de computadores de pessoas ligadas à inoperante administração Atalíbio Pegorini, a opinião pública em geral pôde perceber que hoje as intenções de voto para prefeito em Guajará-Mirim estão polarizadas entre o ex-vereador Rodrigo Nogueira e o dentista Dúlcio Mendes.

Segundo matéria deste sítio digital, a amostragem, apesar de não ter base científica, acabou servindo como referência para despertar o interesse do chamado povão para a mobilização política que começa a tomar proporções vultosas em nossa cidade. E ao que tudo indica, a batalha intestinal em direção ao Palácio Pérola vai ser mais acirrada do que possa imaginar nossa vã filosofia, haja vista a montoeira de candidatos que se apresentam como o salvador da pátria.

É de todos sabido que a paralisia do desgoverno Atalíbio Pegorini é o maior cabo-eleitoral dos outros candidatos à prefeito. Agora para que haja condições de um destes candidatos chegarem ao posto máximo nestas eleições locais é preciso que outros de menor significância ou expressão política não queiram bagunçar o coreto e continuar levando adiante sua paranóia ou fetiche de manter a candidatura e passarem de imediato a apoiar quem realmente tem potencial para chegar à decisão deste “game” político. Seria salutar para toda a sociedade que os demais candidatos pudessem favorecer aqueles com mais apelo popular.

É mister colocar em realce que a maioria do povo eleitor ainda está indeciso ou não votariam em nenhum dos candidatos que apontam as pesquisas. No quesito corpo-a-corpo, frente-a-frente, Rodrigo Nogueira leva ligeira vantagem sobre Dúlcio Mendes cujo fator rejeição muito lhe prejudica em virtude de seu desapego à política em anos não eleitorais. Ora! Política não é só discurso. Política também é carisma. De que adianta ser um homem probo, honesto, de boas propostas e bons projetos se não existe o chamado sabor popular. Outro problema que atrapalha o bom, honesto e cheio de boas intenções Dúlcio Mendes é o emblema que escolheu para se candidatar. Hoje, devido ao festival de escândalos em que o PT se acha atolado até as tamancas, em Guajará-Mirim, cidade que ainda conserva tradições de comportamento ético, moral e social, esta legenda não emplaca.

Mas verdade seja dita: a pontuação de Dúlcio Mendes tem maior impacto nos agentes de formação de opinião. Rodrigo Nogueira já lidera nas massas, no povão e também na maioria da classe média guajaramirense porque sempre manteve boas relações com gente de todos os segmentos da sociedade em todas as épocas e não somente em ano de campanha. É um político nato. No mais, é preciso reforçar que além de suas ações de caráter técnico no órgão em que é atuante e aos seus trabalhos de caráter popular, suas propostas e projetos poderão produzir incremento nas expectativas da sociedade guajaramirense, hoje carente de qualidade de vida.