quarta-feira, 5 de maio de 2010

SÉRGIO BOUÊZ APRESENTA PROJETO QUE AUMENTA A FROTA DE TAXI EM G.MIRIM

Na assembléia da última terça-feira (27) na Câmara Municipal de Guajará-Mirim, o vereador Sérgio Bouêz (PSB) apresentou emenda aditiva à lei que regula a concessão de transporte de passageiros em veículos automotores e que altera o estatuto municipal em seu artigo 24, que diz que as concessões seriam distribuídas conforme a proporção do número de habitantes. Pelo teor original da proposta, a cada 400 habitantes seria autorizada uma concessão para o exercício da profissão de chofer de praça. Segundo entende o vereador, esta mudança nas normas orgânicas teria que dar prioridade aos que trabalham há mais tempo como taxistas e ainda não são donos proprietários de chapas (placas).

Em sua justificativa, Sérgio Bouêz acrescenta que esta alteração se faz necessário devido ao aumento substancial da população tanto de Guajará-Mirim como de Guayaramerin e aos turistas que abarrotam o município todos os fins de semanas, e que também são usuários em potencial deste tipo de serviço. Por outro lado o atuante edil disse que esta proposta visa contemplar taxistas que pagam aluguéis de carros de praça e que sobrevivem somente às custas do chamado serviço de “viração”, que não chega a dar para o sustento de suas famílias, uma vez que tem que rachar o resultado das corridas com o dono da concessão.

O projeto que prevê o aumento de placas para veículos de praça (Táxi) em Guajará-Mirim está em discussão na Câmara de Vereadores e também deverá alterar o atual conjunto de regras em relação à exploração do espaço público que hoje se destina à classe.