terça-feira, 4 de agosto de 2009

COMO PILATOS, LAVO AS MÃOS

Confesso que já havia me decidido a não fazer mais nenhum tipo de artigo voltado para o âmbito político nesta coluna. Já havia até conversado com a nossa editora chefe Minerva Soto a respeito. Mas muito a contragosto, eis que pela última vez (assim espero) retomo a mesma pauta, haja vista as últimas escroteações que fomos obrigados a assistir pasmos e ao mesmo tempo incrédulos.

Semana passada esteve em Guajará-Mirim chegado de merecidas e gozadas férias o nobre deputado Miguel Sena. Como um tornado, o deputado passou em nossa cidade e provocou um estardalhaço dos demônios na administração Atalíbio Pegorini de tal maneira que todos os calabouços internos da alcadia municipal foram expostos de tal forma que mostraram à toda população todas as suas vísceras, mazelas e malogros. O abalo sísmico na gestão Atalíbio foi de tal magnitude na escala Richter que findou por eclodir um racha fictício na já frágil harmonia da cúpula. Mas enganam-se aqueles que acham que este “tsunami fronteiriço” acabou com a fantasia do poder executivo em buscar amalgamar os escassos vetores que ainda lhe restam para melhorar seus quadros com secretários de peso político e não técnicos a partir das novas nomenclaturas.

Agora por quê racha fictício? Resposta rápida: porque dos secretários que foram exonerados ou pediram “penico”, o único que foi pras “cucuias” de verdade foi o inocente, puro e besta Clezer Lobato, o da saúde. Quanto aos outros, são todos gente do deputado e estão bem pacas, obrigado! E mais: se até o fechamento desta edição ainda não forem trocados pelo pessoal do patrocínio de campanha do Prefeito, com certeza serão. Querem apostar?

Outro dia, em conversa informal com o vice-prefeito Hilter videira na Câmara de vereadores, cheguei a sugerir que ele indicasse ao Prefeito Atalíbio o nome do servidor Domiciano Araújo para substituir o ex-secretário Wainer Oliveira na secretaria de Administração. Dome, como é conhecido pelo amigos, é um profissional exemplar, tem gabarito e “norrau” da área. Mais que isso: Dome é um técnico qualificado e totalmente sem vínculos políticos ou cores de partidos. Outra: já faz parte da equipe, é do time. Na hora, o vice-prefeito concordou comigo e disse que iria falar com o Prefeito, mas como já o conheço bem, acho que ele fez ouvidos de mercador.

Neste mesmo dia tentei uma aproximação com o Prefeito Atalíbio, já que o mesmo se achava no recinto (a sala presidencial da Câmara). Falei: - E aí Prefeito? Nenhuma resposta do lado de lá. O alcaide apenas me fuzilou com olhos irados. Aí vi que o nosso chefia maior, de político não tem nada, uma vez que parece não estar aberto às críticas. As críticas fazem parte da política e quem resolve adentrar para a política tem que estar aberto às criticas, uma vez que a esfera da sua privacidade quase que inexiste. Parece que o nosso burgo-mestre não entende isso, e se entende, parece ignorar esta sentença. Em suma, falta-lhe ainda o traquejo do “public- relation”.

Por fim, não tô aqui para agourar esta administração, mas se garra e vontade de trabalhar parecem não ser o símbolo da atual gestão, o jeito é encontrar outros caminhos que possam garantir para todos uma Guajará melhor (leiam nesta edição a matéria com o deputado Eduardo Valverde). Agora se Prefeitura e Prefeito não querem ou não podem, aí zefinin...

domingo, 2 de agosto de 2009

PRESIDENTE DA CÂMARA RECEBE DEPUTADO MIGUEL SENA

Depois de longo e tenebroso inverno quase sempre envolto por granizos e tempestades e cercados por maledicências e disse-me-disses que resultou em farpas e arranhões, eis que de uma hora para outra o deputado Miguel Sena, mostrando estar aberto ao diálogo e possuído por uma nobreza de espírito sem par, tomou uma atitude magnânima e decidiu procurar o presidente da Câmara municipal de Guajará-Mirim, Célio Targino para uma conversa franca e aberta acerca das dificuldades e problemas pelo qual ora se faz passar em nossa cidade.

Também disposto a acabar de uma vez por todas com esta sensação de desconforto advindo de disputas políticas com direito a trocas de acusações mútuas e que mais trouxeram prejuízos que benefícios para a população como um todo, o Dr.Célio Targino recebeu o deputado no salão nobre da presidência da Câmara de leis onde num gesto civilizado se deram um efusivo aperto de mãos. Em seguida tiveram uma conversa pautada na diretriz de acabar de vez com estas refregas e no sentido do que for melhor para a cidade daqui por diante.

Neste encontro, ambos concordaram que o colapso maior da atual administração municipal está centrado na saúde pública e que a metástase deste ponto nevrálgico já teria migrado do vetor gerencial para o setor de pessoal. “O grande sonho do povão que habita Guajará-Mirim é não ter mais do que reclamar quando fossem atendidos no Hospital Regional ou mesmo nos postos de saúde”. Disse o Presidente da Câmara na ocasião.

Ao procurar costurar uma aliança com a Câmara de vereadores, o deputado Miguel Sena entende que já é chegada a hora de desmontar o palanque e iniciar a governança, a pensar a cidade daqui pra frente. “A hora é de amalgamar idéias e pessoas em prol de Guajará-Mirim”. Disse Miguel em entrevista à uma emissora de rádio. Por outro lado quem ganha com isso é toda a sociedade guajaramirense que hoje vê seus representantes buscando pontos de consenso que podem permitir a abertura de uma aproximação política para construir um projeto de melhorias para a cidade, um projeto de governo para o povo de Guajara-Mirim.