sexta-feira, 8 de outubro de 2010

TC APROVA DIÁRIAS DE VEREADORES

O presidente da Câmara Municipal de Guajará-Mirim, Célio Targino, apresentou na sessão ordinária da última terça-feira (05) a Carta Oficial do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, que em cujo teor relata que após exames, vistas e discussões sobre autos de fiscalização para apurar denúncias anônimas de possíveis irregularidades na concessão de diárias da Câmara, por unanimidade decidiu “considerar legais os atos de concessão de diárias recebidas por estarem em conformidade com o decreto que regula a matéria naquela Casa de Leis”.

Na ocasião, o Presidente disse que a decisão da Corte figura como mais uma vitória desta Casa de Leis contra aqueles que buscam através de linhas tortas denegrir a imagem do Legislativo Municipal. “Sabemos que estas acusações partiram de um jornaleco sem nenhuma expressão e que inclusive não chegou a passar do primeiro número, tamanho o seu descrédito, mas que teve o acumpliciamento e a digital de notórios fazedores de notícias e interessados em colocar abaixo o bom nome desta Casa de Leis e seus digníssimos membros. O resultado está aí! Hoje podemos dizer para estas pessoas que nem ousam dizer o nome, que a Câmara é uma instituição transparente e vai continuar assim enquanto eu estiver a frente da presidência”, desabafou o vereador.

A sessão da Corte do Tribunal de Contas teve como relator o conselheiro Edílson Souza silva e dela participaram sete membros daquele estamento burocrático. A decisão foi rubricada pela Procuradora Geral do Ministério Público de Rondônia, Érika Patrícia Saldanha.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

VEREADOR DENUNCIA CAOS NA SAÚDE

Ao fazer uso da Tribuna na sessão da última terça-feira (28), o vereador Francisco Quintão (PDT) não poupou críticas ao Prefeito Atalíbio Pegorini e à falta de atitude da atual administração municipal quanto a área de Saúde de Guajará-Mirim. Segundo Quintão, a Saúde da cidade está na UTI. “De nada adianta os postos de Saúde e o Hospital Regional terem médicos, enfermeiros, chefe de enfermagem, chefe de laboratório, auxiliar de serviços gerais, se faltam medicamentos, não há aparelho de Raio X, a ambulância está quebrada, não há material para exames laboratoriais e nem para o centro de cirurgia, o aparelho de Ultra-som não funciona e o espaço físico do próprio hospital hoje não passa de um foco de contaminação”, disse o vereador.

No entender do atuante vereador pedetista, o chefe do Executivo Guajaramirense pouco está se lixando para a situação de caos pela qual passa o sistema de Saúde do município, cujos servidores continuam em greve geral. “ Até hoje não se chegou à um acordo plausível sobre a questão de cargos, carreiras e salários da classe do servidor da Saúde, que além de ser muito mal remunerado, ainda encontra-se com o seu salário atrasado. E isto fora a perseguição que sofrem estes funcionários”, reiterou o edil.

O ponto alto do discurso do vereador quintão e que mais arrancou aplausos e gestos efusivos da platéia, teve como ápice o momento em que o edil chegou a exigir a cabeça do Prefeito Atalíbio Pegorini. “Eu gostaria que o nosso Prefeito saísse de seu gabinete, de sua fazenda, de seu curral e fosse dar uma olhada nos postos de saúde e nos Hospital Regional. Chega de humilhação. Está na hora do nosso povo reagir e exigir a saída desse Prefeito na marra”, desabafou Quintão.