quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

APROVADO P.C.C.S DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL

A arte da negociar apareceu em todas as nuances durante a votação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos professores da rede municipal que aconteceu no dia 29 de dezembro às 09:30 horas no plenário da Câmara Municipal de Guajará-Mirim. Jogo de cintura, artimanhas e contorcionismo político por parte de quem tem experiência e traquejo naquela casa ao lidar com o interesse público e administrar conflitos, fizeram parte das discussões e do veredicto que aprovou por unanimidade a proposta.

A par dos graves problemas políticos e pedagógicos que permeiam a classe docente do município, através de reivindicações da categoria numa reunião que ocorrera um dia antes da votação, os vereadores se dispuseram a discutir os fatos, valorizar idéias e contribuir para acelerar o processo de sufrágio das comissões. Uma emenda foi apresentada de última hora, mas acabou sendo rechaçada pela maioria.

Uma vez aprovado o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, a batalha dos vereadores, segundo o Presidente da Casa, Célio Targino, seria lutar para que este plano seja posto em execução, que seja realizado. “É preciso dar melhores condições para que o professor trabalhe. É preciso também que se invista na formação do professor criando mecanismos em forma de concessão que permitam a discussão de pedagogias a fim de buscar sanar de vez com a baixa auto-estima e pouco prestígio que a classe do Magistério vem sofrendo há muito tempo”.

Entre os benefícios do P.C.C.S estão o piso salarial compatível com a função do professor na sociedade e a redução da carga-horária para 40 horas semanais, sendo 20 para planejamento e 20 em sala de aula, o que dará mais tempo para a reciclagem da classe e para planejar o trabalho em sala de aula, além da promoção de espaços para discussões interdisciplinares de relevância.