domingo, 18 de janeiro de 2009

A VERDADE POR TRÁS DOS FATOS

Algumas palavras estão tão enraizadas no meu subconsciente que às vezes chego a pensar que se houver alma, é lá na consciência da alma que elas se alimentam todos os dias. Meu pai era um homem de poucas palavras, mas era um homem de um belo coração. Foi meu pai quem me disse a seu modo palavras que mesmo que eu quisesse jamais irão me abandonar. Falou-me sobre honra de uma maneira tosca, mas de tal maneira que acho que assim como ninguém pode viver sem respirar, eu não posso viver sem elas. Ao saber que eu havia dado “catrepe” num gibi da banca do velho Chico Paca, depois de me dar uma surra me disse: “Homem que é homem não mente e não rouba. O homem que faz isso pode até ter uma boa vida, mas será uma vida sem honra, e viver sem honra é a mesma coisa que estar morto. Quem mente e quem rouba pode até ficar rico, mas todo mundo vai saber que ele não passa de um mentiroso e de um ladrão”.

Talvez tenham sido estas palavras que me levaram a escrever e expor tudo o que penso e que acho que deve estar inserido no contexto desta coluna. Sempre busquei denunciar a verdade que se oculta por detrás dos fatos impostos goela-abaixo pelos homens sem honra. É claro que já escrevi coisas das quais hoje me arrependo, mas juro que quando escrevi achava que fossem verdades. Outras vezes disse verdades que não precisavam ser ditas, porque além de não beneficiar ninguém prejudicou muita gente. Mas nunca traí meu pai em momento algum.

Notícias da última semana: Clientes da Ceron, além de herdarem a dívida ficam sem luz; Problema da falta de água já virou sacanagem; Radialista diz que não há problema de falta de água e que tudo é intriga da imprensa com cara de Amélia; Kassabi vai até Lula com um caneco na mão pedir grana para São Paulo; Al Qaeda quer que Obama se converta ao Islã e implante regime Talebã nos “Istêites”; Deputado diz que na prefeitura quem vai mandar é ele; Tribunal vai julgar deputados que queriam extorquir governador cassado; e vou parando por aqui porque acho que vou vomitar...

O pior é que essas notícias são dadas pela nossa mídia falada sem nenhum comentário, sem nenhuma explicação, sem conseqüência nenhuma. O que é que está acontecendo com a nossa imprensa meu Deus do céu? Os políticos, os coronéis, os empresários, os fazendeiros, os secretários roubam, mentem, mudam de partido e a nossa mídia trata tudo isso como se fizesse parte de um contexto, como se fizesse parte da política.

Antigamente quando os homens tinham alguma nobreza (não tô falando de títulos) o fio do bigode falava pelas palavras. Nos tempos dos nossos pais e avós a coisa era assim. É claro também que naquela época tínhamos ladrões, mas comparados com os de hoje não passavam de pés-de-chinelos. E uma boa parte dos homens públicos naquela época, porém, tinham vergonha na cara, tinham honra.

Não sei dizer para os amigos leitores como é a vida de um patife pois jamais convivi com um patife. Meus amigos, todos conhecem, são todos gente boa. Mas acho que conviver com um patife ou ser obrigado pela força do contrato ou pelo poder da bufunfa a puxar o saco dos mesmos, dever ser coisa de dar nó nas tripas de qualquer um, de desonrar até o mais bronco e obtuso ser humano.