quinta-feira, 27 de maio de 2010

THOREAU E A DESOBEDIÊNCIA CIVIL

Foi motivo de uma enxurrada de reclamações por parte de toda a sociedade guajaramirense a última Blitz de trânsito realizada pela Polícia do Palácio Getúlio Vargas nesta antes pacata Cidade Pérola, hoje infestada por uma cambada de “espertos” Além-BR que querem porque querem dominar o comando dos meios de comunicação. Como se estes meios de mídia tivessem um comando central em Guajará-Mirim. Ai ai! Aonde é que eu fui amarrar meu cavalo!

Mas sim, e a tal Blitz? Ah, me falaram um bocado de coisas: que chegou a época das eleições e que o dinheiro das multas seria para arrecadar fundos para a campanha do Ivo Cassol; que as estatísticas apontam que Guajará-Mirim, dentre os 52 municípios, é o que menos paga IPVA; que o nosso povo tem mais é que se lascar mesmo; que os policiais desqualificam o cidadão através do argumento de que são “otoridades”; que tem que obedecer a lei porque lei é lei e o resto não interessa, y otras cositas mas...

Bem meus amigos, tenho outras coisas pra fazer. Mas como dizia Henry Thoreau “Nenhum homem tem a obrigação de fazer tudo, contanto que se faça alguma coisa”. Sou um jornalista e entre as minhas incumbências não me consta que devo fazer petições para o Governador, para a Polícia ou para o Detran, da mesma forma que eles também não precisam se preocupar comigo. Quanto ao que se propagou nos quatros cantos da cidade, acredito que metade não passa de boataria e metade possa se questionar e até combater.

No tocante a campanha de um outro candidato ser bancada pelos recursos das multas, acho que não tem nada a ver. Mas no que refere as estatísticas do Detran, aí pera aí! Guajará-Mirim hoje é a 4ª maior cidade em arrecadação do Estado e a última em benefícios advindos desta arrecadação. Aí concordo que nós temos é que nos lascar mesmo. Se estatísticas apontam que não pagamos IPVA é exatamente por este motivo, porque estamos lascados e o Estado não nos ajuda, apesar de termos a 4ª arrecadação. Nosso povo é honesto e tem interesse em pagar suas contas, mas infelizmente não tem dinheiro. Agora o que mais causou estupefação neste qüiproquó foi a grosseria policialesca quando decretam que lei é lei e o cidadão tem mais é que acata-la. E o direito de ir e vir que concerne a cada cidadão?

Henry Thoreau em seu excelente ensaio “A desobediência Civil”, dizia que a melhor governo é o que menos governa. Como filósofo e cidadão que era, Thoreau sonhava com um governo melhor e não com o fim dos governos. Mais: achava que cada pessoa tinha o direito de expressar o tipo de governo que seria capaz de conquistar o seu respeito. Cultivar o respeito às leis muitas vezes não tem nada a ver com o respeito aos direitos. Leis injustas existem aos montes, devemos cumpri-las ou transgredi-las?

A maneira de Thoreau termino estas mal escritas dizendo que não quero fazer polêmica nem criar conflitos indesejáveis com Polícia ou Justiça. Apenas ainda acho que sou um homem livre para fantasiar utopias e imaginar um mundo melhor do que este que governos e instituições insensatas procuram nos empurrar goela-abaixo.

Quanto àqueles que acharem que carreguei demais na tinta, processem!

terça-feira, 25 de maio de 2010

CÂMARA E PREFEITO JUNTOS NA MARCHA DOS MUNICÍPIOS

Mostrando que a concórdia, idéias e projetos em comum devem estar sempre acima de algumas picuinhas e entreveros políticos que só atrapalham, os vereadores de Guajará-Mirim, juntos com o Prefeito Atalíbio Pegorini, participaram na semana passada em Brasília da Marcha dos Municípios. Prefeito e vereadores foram à Brasília com um objetivo comum: apresentar projetos, trazer recursos para a cidade, lutar em prol do aumento do Fundo de Participação dos municípios (FPM) e reivindicar pelo bem-estar social do povo de Guajará-Mirim, sem nenhuma exclusão. O povo mestiço, empreendedor, solidário e auto-gestor da cidade são, portanto, pilares das reivindicações delegadas aos respectivos poderes.

A unidade em torno destas reivindicações vislumbra uma convivência pacífica entre governo e sociedade, entre Câmara e Prefeitura. O chefe de gabinete da Câmara de vereadores, Abrahim Chamma, falando sobre esta interação disse que “é excelente para o município esta engrenagem e sincronia entre ambos poderes. É preciso encarar a tipificação da guerra de poderes como uma coisa moribunda e putrefata. Em nome dos interesses maiores do município é que não pode haver vitória ou derrota de qualquer um dos lados. Vislumbra-se ainda com esta harmonia que triunfem princípios e valores.

Os vereadores voltaram da capital federal na quinta-feira (20) e deverão falar a respeito da pauta de conversações políticas que se desenrolaram nesta caravana na sessão ordinária de terça-feira.

sábado, 22 de maio de 2010

VEREADORES APRESENTAM VENDAVAL DE PROJETOS NA CNM

Uma “chuva” de projetos e intenções com o objetivo de contemplar de maneira equânime toda a população e melhorar a qualidade de vida da Cidade Pérola, foram apresentados por todos os vereadores de Guajará-Mirim às autoridades federais quando da ocasião da 13ª Marcha dos Municípios que ocorreu em Brasília semana passada. O evento, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), este ano teve como ponto alto a participação dos pré-candidatos á presidência da república Marina Silva (PV), José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT), que disputaram o apoio de Prefeitos, vereadores e secretários municipais no simpósio exposto pela organização.

Os principais pré-candidatos tiveram que responder sobre questões ligadas à regularização dos repasses para a Saúde e distribuição dos royalties do Pré-sal. De acordo com a CNM, a perda anual dos municípios na área de Saúde tem sido superior a 25 bilhões de reais. “ Não há interesse nem da parte do governo nem da oposição. Enquanto isso, as pessoas morrem em cadeira de rodas, em ambulâncias e ganham bebês no meio da rua por falta de leito, faltam recursos”, criticou o presidente da CNM. Paulo Ziulkoski.

“Reinventar” a cidade. Com esta reta intenção foi que os vereadores de Guajará-Mirim, munidos de um sem-números de projetos juntaram forças capazes de alavancar o progresso de Guajará-Mirim para um futuro promissor e buscaram, cada um a seu modo, reentrâncias nos gabinetes das autarquias federais e até ministeriais, na batalha por ações objetivas e capazes de promover uma arrancada para o desenvolvimento, pois segundo os edis, somente com investimentos maciços se poderá mudar para melhor a sofrida condição de vida do povo guajaramirense.

Dentre os projetos de maior relevância destacam-se o do Presidente da Câmara de Leis, Dr.Célio Targino, quando pede aos órgãos federais, além de uma Patrulha Mecanizada para a cidade, um Trator de esteira e uma “Patrola” para a área da Comara. O vereador Quintão (PDT) procurou por sua vez o senador Acir Gurcacz, da mesma legenda, e reivindicou um Pá Carregadeira através do Projeto da Calha Norte; e o vereador Sérgio Bouêz juntamente com o vereador Guerard Castro (PSB), buscaram a representação deste partido em Brasília, na figura do deputado Mauro Nassif e pediram que o mesmo, através de emendas, consiga recursos para a reforma do Ginásio de Esportes, do Parque Circuito e da Biblioteca Municipal; além de 15 computadores e um aparelho de ultra-sonografia para o Hospital Regional.

Esta inflação de projetos e propostas apresentadas por estes atores sociais compromissados com os interesses da população, neste atual momento político por qual passa nossa cidade, é bastante salutar para Guajará-Mirim e tem impacto direto na população.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

SECOS E MOLHADOS EM GERAL

Semana passada apareceu nos arredores de Guajará-Mirim, um “emissário” midiático com ares de panfleto, cujas tendências deixaram explícito para a maioria do público que ainda entende alguma coisa que se passa nesta cidade o objetivo maior dos bancantes deste pergaminho impresso. O mote e interesse do jornal focava apenas achincalhar e colocar sob suspeita a intemerata e hoje confiável Câmara Municipal. A Tirania de palavras e fórmulas arcaicas de se fazer jornalismo, mesclado à queimação de incensos para secretário e Prefeito de Guajará e políticos da capital no conteúdo do inconsequente tablóide, ficaram patentes.

O artigo 5º da Carta Magna diz que toda e qualquer pessoa tem direito de opinião e expressão, de manifestar o que pensa. Sou totalmente a favor da liberdade de expressão, mas essa liberdade também precisa ter seus limites, até para garantia do próprio jornalista contra seus impulsos de desatino, estupidez e agressões desordenadas. Os ultrajes e disparates ali mostrados, quase todo mundo sabe que não passam de farpas e arranhões de gente que por não terem algumas miragens, fantasias e interesses satisfeitos, como reles trânsfugas, partiram para o outro lado da trincheira, e munidos de ódio e vingança passaram a atirar paus e pedras hipócritas contra a moral, a ética e a honestidade alheia. Coisa de gente rasteira e muito dada a fofoca, disse-me-disse, tricas e futricas. Quando este tipo de coisa acontece, a melhor coisa a se fazer é a gente levantar um pouquinho do chão e deixar a canalha sub-reptícia se arrastar por debaixo e seguir adiante no lodaçal onde chafurdam.

Maquiavel dizia que fazer política é meter a mão na merda. O jornalismo, sendo uma atividade política é a mesma coisa – ou quem sabe pior. Mas existe uma grande diferença entre meter a mão na merda como se fazia antigamente e o que ocorre hoje, por exemplo. Para nós do O Mamoré, este tipo de atitude está muito além dos nossos escrúpulos como profissionais do ramo, da nossa boa-fé, da nossa discrição e sensatez. O jornal O Mamoré, por sua tradição e ética social, é um jornal que conserva o espírito pluralista, ou seja, sempre procura apresentar os dois lados da moeda, o que lhe confere prestígio e credibilidade junto ao seu público, que é o seu maior patrimônio. Mais: o jornal O Mamoré é uma empresa com corpo completo: cabeça, tronco e membros. Tem sede própria e endereço fixado. Não está neste momento em lugar incerto e não sabido.

Em Guajará-Mirim, no que concerne à imprensa, respeito gente que merece respeito. Tenho elevada estima pela amiga Minerva Soto, pelo colega Aluízio da Silva e pelos também colegas de profissão, Samuel Barros, Jorge Câmara, Chico Ceará, Ricardo Vilhegas, Ronivon Barros, Ivã Mendes, João Teixeira, Roberto Nunes, Jean Oliveira e Edson Almeida.

Agora é claro que aqui e acolá sempre vão aparecer gente paridos no “Diabo-que- os-carregue”, que em sua avidez por “commodities’ financeiros, regalias e vantagens pessoais, além de denegrir a imagem da imprensa ao transforma-la em mercado de valores ou num armazém de secos e molhados, acabam por rotular-se a si mesmos em sem-vergonhas, falsos, trambiqueiros,, nó-cegos, canalhas e traíras da pior espécie. Tái o RG, CPF e atestado de vacina anti-rábica desta gente à-toa.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

VEREADOR APRESENTA PROJETO DE COMBATE À PROSTITUIÇÃO INFANTIL

Na semana passada o vereador Sérgio Bouêz (PSB) apresentou na Câmara Municipal o Projeto de Lei que dispõe sobre a cassação de alvará de estabelecimentos que façam apologia, incentivo, prática ou intermediação de prostituição infantil. Pelo teor da matéria, o Poder Executivo fica incumbido de cassar alvarás de licença de casas de diversões, hotéis, motéis, bares e restaurantes que não estejam conforme os parâmetros do Projeto. O Poder Executivo deverá ainda definir os órgãos e autoridades competentes para divulgação, fiscalização, aplicação de penalidades e práticas dos demais atos necessários que competem à vigência destas leis.

Segundo o edil, o objetivo desta proposta é estabelecer a criação de um clima de tolerância zero para com todo tipo de abusos sexuais que envolvam crianças e adolescentes, um cerco tanto contra a prostituição infantil tanto contra àqueles que aliciam, exploram e incentivam tais práticas. “Sabemos que é nas camadas mais baixas da sociedade que a falta de espaços e a inexistência de políticas sociais voltadas para a infância e a adolescência que este tipo de problema produzem os efeitos mais drásticos, uma vez que não podem arcar com alternativas de esporte, educação artística e lazer. Este Projeto objetiva também que o Poder Público incentive programas de conscientização junto aos pais no sentido de criar estratégias de defesa contra este câncer social e desta forma orientar seus filhos a não se deixar atrair pelo “chamariz” de gente com más intenções”, ressaltou Sérgio Bouêz.

A aprovação desta matéria em discussão na Câmara Municipal de Guajará-Mirim, só está na pendência do Parecer das comissões desta Casa de Leis.