sábado, 22 de maio de 2010

VEREADORES APRESENTAM VENDAVAL DE PROJETOS NA CNM

Uma “chuva” de projetos e intenções com o objetivo de contemplar de maneira equânime toda a população e melhorar a qualidade de vida da Cidade Pérola, foram apresentados por todos os vereadores de Guajará-Mirim às autoridades federais quando da ocasião da 13ª Marcha dos Municípios que ocorreu em Brasília semana passada. O evento, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), este ano teve como ponto alto a participação dos pré-candidatos á presidência da república Marina Silva (PV), José Serra (PSDB) e Dilma Roussef (PT), que disputaram o apoio de Prefeitos, vereadores e secretários municipais no simpósio exposto pela organização.

Os principais pré-candidatos tiveram que responder sobre questões ligadas à regularização dos repasses para a Saúde e distribuição dos royalties do Pré-sal. De acordo com a CNM, a perda anual dos municípios na área de Saúde tem sido superior a 25 bilhões de reais. “ Não há interesse nem da parte do governo nem da oposição. Enquanto isso, as pessoas morrem em cadeira de rodas, em ambulâncias e ganham bebês no meio da rua por falta de leito, faltam recursos”, criticou o presidente da CNM. Paulo Ziulkoski.

“Reinventar” a cidade. Com esta reta intenção foi que os vereadores de Guajará-Mirim, munidos de um sem-números de projetos juntaram forças capazes de alavancar o progresso de Guajará-Mirim para um futuro promissor e buscaram, cada um a seu modo, reentrâncias nos gabinetes das autarquias federais e até ministeriais, na batalha por ações objetivas e capazes de promover uma arrancada para o desenvolvimento, pois segundo os edis, somente com investimentos maciços se poderá mudar para melhor a sofrida condição de vida do povo guajaramirense.

Dentre os projetos de maior relevância destacam-se o do Presidente da Câmara de Leis, Dr.Célio Targino, quando pede aos órgãos federais, além de uma Patrulha Mecanizada para a cidade, um Trator de esteira e uma “Patrola” para a área da Comara. O vereador Quintão (PDT) procurou por sua vez o senador Acir Gurcacz, da mesma legenda, e reivindicou um Pá Carregadeira através do Projeto da Calha Norte; e o vereador Sérgio Bouêz juntamente com o vereador Guerard Castro (PSB), buscaram a representação deste partido em Brasília, na figura do deputado Mauro Nassif e pediram que o mesmo, através de emendas, consiga recursos para a reforma do Ginásio de Esportes, do Parque Circuito e da Biblioteca Municipal; além de 15 computadores e um aparelho de ultra-sonografia para o Hospital Regional.

Esta inflação de projetos e propostas apresentadas por estes atores sociais compromissados com os interesses da população, neste atual momento político por qual passa nossa cidade, é bastante salutar para Guajará-Mirim e tem impacto direto na população.

5 comentários:

Beniano disse...

A matéria é para justificar o passeio dos vereadores à Brasília? Olha, para falar com os representantes de Rondônia não precisava ir à Brasília (com gastos exorbitantes de passagens e diárias). Bastava ir aqui mesmo em Porto Velho ou, melhor ainda, falar com eles quando das várias visitas que farão ao município neste ano eleitoral. Mas... pelo título do seu post, eu achei mesmo que leria um vendaval de projetos, mas o que vi foram os meros e simplórios pedidos de sempre. Decepcionante.

Anônimo disse...

É preciso informar e não o contrário. O que os nobres vereadores devem ter apresentado em Brasília foram requerimentos e/ou ofícios solicitandos tais demandas. Projeto é algo mais elaborado, técnico e, todos sabemos, em sua maioria, são cadastrados no SICONV (Sistema on line do Governo Federal que porporciona o cadastramento de propostas que podem ser viabilizadas através de emendas ou programação). Os Projetos que não saem via SICONV, atendem a editais publicados pelos diversos Ministérios.

Esclarecido isso, nunca é demais enaltecer a preocupação dos vereadores em destinar recursos para o município, embora depois de tudo pronto, todos querem a paternidade da ação. Normal.

Anônimo disse...

Fábio Marques: "Saúde se o Sr espirrar à noite ou durante o fim de semana, DOUTOR CÉLIO!!!!"

kkkkkkkkkkkkk

Tijolada disse...

Não adianta tamanho esforço, meu caro. Você advoga numa causa perdida. Está se descabelando para justificar a existência daquela que entrará para a história política do município como a mais inoperante e perdulária. Lamento por você.

Bobo da Corte disse...

Apresentaram foi um furacão de diárias. Agora andando com o Prefeito, então... eles são iguais em tudo.