segunda-feira, 13 de junho de 2011

LACUNAS DA LEI

A redação forense que suspendeu os trabalhos da CPI que investiga supostos esquemas e fraudes na administração municipal acabou criando embaraços e atropelos entre os três poderes que hoje se engalfinham em constante batalha. Neste samba do crioulo doido a Prefeitura encontra-se sob investigação da Câmara, cuja ação processual obteve embargo judicial. Caberia aqui à Imprensa a obrigação de investigar os três poderes. O povo só deseja uma coisa: que justiça seja feita.

Montesquieu dizia que não há nada mais prejudicial para a sociedade do que a burrice cheia de boas intenções com poderes de justiça. A grande vergonha da nossa sociedade está nos atalhos judiciais, nas brechas da Lei. Ladrões “barrelas” são presos e passam uma porrada de tempo em cana, pessoas pobres são presas por roubar uma lata de sardinha no supermercado para saciar a fome enquanto muitos pilantras a bordo de mandatos estão por aí livres e soltos. Como num teatro do absurdo, nada mais faz sentido. É a banalização do crime em todas as suas nuances, a ética no fundo do poço. A corrupção nas entranhas do poder faz tudo parecer normal, nada demais.

A verdade é que o povo é quem de fato deveria fazer justiça. E se não for possível a este povo governar por si próprio, que o faça através de sua representação na Câmara. Aqui em Guajará-Mirim, quando se fala em votação para prefeito, sempre acontece de o povo cair na desgraça quando aqueles em quem votaram, querendo esconder a própria corrupção, procuram corrompê-lo. E para que o povo não perceba sua ambição e mesquinhez, começam a falar da grandeza do povo. A corrupção de todo governo – voltando à Montesquieu- começa pela corrupção dos princípios.

Vale ressaltar que a CPI da Câmara ainda está sub-judice, ou seja, ainda não foi objeto de decisão; muito embora o Prefeito Atalíbio Pegorini tenha obtido o beneplácito da força judicial que se interpôs às justas respostas que o processo da CPI buscava, causando efeitos lesivos em toda a sociedade. Outra coisa: a medida cautelar posta em prática pelo Fórum Nelson Hungria objetiva apenas prevenir ou pleitear a eficácia futura do Processo da CPI ante a produção de provas e conservar o estado de coisas e pessoas antes da coisa julgada. O problema é que enquanto isto não acontece, a esculhambação na administração municipal se regulariza, se desenvolve e se transforma em ordem pública.

Mas ainda bem que o que o move este planeta não são as respostas e sim as perguntas, e é a partir das perguntas que a gente começa a peneirar as nossas necessidades do dia-a-dia. Todos sabemos que esta medida judicial teve o objetivo de resguardar direitos antes da discussão “in loco” da pendenga. A lógica forense quer apenas aplicar as leis de forma correta e, através da conexão de métodos e critérios, procurar a verdade, a certeza exata das coisas, ou a certeza das coisas exatas.

Por fim, mas não por último, lembremos o que Leibniz advertia: As leis da lógica forense deveriam obedecer em primeira instância ao bom senso e a razão crítica postas em ordem e por escrito.

****************************

“Um juiz é condenado quando um criminoso é absolvido” (Publílio Ciro).

2 comentários:

Daniel Alves disse...

O ADVOGADO DO DIABO.

Dias atrás, quando o post acima sitado foi publicado(10/05/2011) fiz algumas indagações que aqui quero relembrá-las, pois parece que já começa a surgir as respostas.

Perguntava se os vereadores da Câmara Municipal de Guajará-Mirim, incluindo ai o presidente da casa, CTM, conforme escreve meu amigo bloqueiro, teriam CAPACIDADE de conduzir um processo de cassasão.

Afirmava que COMPETENCIA todos possuiam, mas e a CAPACIDADE???

Logo teremos a resposta.

Beiradeiro disse...

Uma modesta colaboração para você, que gosta de ilustrar seus escritos com frases alheias. Selecionei somente sobre a JUSTIÇA.

"Quem decide um caso sem ouvir a outra parte não pode ser considerado justo, ainda que decida com justiça." (Sêneca)

"É o medo o mais ignorante, o mais injusto e cruel dos conselheiros."
(Edmund Burke)

"A justiça sem força e a força sem justiça são duas grandes desgraças."
(Joseph Joubert)

"Não achas que a igualdade, tal como a entendem, é sinônimo de injustiça?" (Josemaría Escrivá)

"A justiça de quem odeia é a raiva do fariseu." (Silvio Pellico)

"Faz o que for justo. O resto virá por si só." (Goethe)

"O mercado se rege por critérios de eficiência e rentabilidade, não de justiça ou de equidade. Ele é um soberbo órgão de criação de riqueza, mas não um mecanismo competente de distribuição de renda." (José Guilherme Merquior)

"Administrar reta justiça a todos, recompensando a justiça e o patriotismo, é a norma que regerá minhas ações." (José Francisco San Martin Matorras)

"Os remorsos suprem a justiça." (Edward Young)

"Fazer a justiça esperar é uma injustiça." (Jean de La Bruyère)

"Não há nada mais relevante para a vida social que a formação do sentimento da justiça." (Rui Barbosa)

"A causa que defendemos, não é só nossa, ela é igualmente a causa de todo o Brasil. Uma República Federal baseada em sólidos princípios de justiça e recíprocas conveniências uniria hoje todas as Províncias irmãs, tornando mais forte e respeitada a Nação Brasileira." (Bento Gonçalves)

"É pior cometer uma injustiça do que sofrê-la, porque quem a comete transforma-se num injusto e quem a sofre não." (Sócrates)

"A verdade nunca é injusta; pode magoar, mas não deixa ferida."
(Eduardo Girão)

"A justiça é a bondade medida ao milímetro." (Emma Andievska)

"Quando alguém vos mostrar os grandes e poderosos da terra e vos disser: 'Aí estão os teus amos', não lhe deis ouvidos. Se forem justos, serão vossos servidores; se injustos, vossos tiranos." (Félicité Robert de Lamennais)

"A virtude das grandes almas é a justiça." (August Graf von Platen-Hallermund)

"Os comtemporâneos prodigam elogios; os pósteros fazem justiça."
(Charles Pinot Duclos)

"A justiça deveria tratar de descobrir a inocência e não a culpa."
(Friedrich Hebbel)

"Se reconhecemos que errar é humano, não é sobre-humana crueldade a justiça?" (Luigi Pirandello)

"A justiça é a verdade em ação." (Joseph Joubert)

"Perdoando demasiadamente aos que cometem faltas, fazemos uma injustiça contra os que não as cometem." (Basdassare Castiglione)

"A moral é filha da justiça e da consciência - é uma religião universal."
(Antoine Rivarol)

"Só há uma blasfêmia: a injustiça." (Robert Green Ingersoll)

"O pior governo é o que exerce a tirania em nome das leis e da justiça."
(Barão de Montesquieu)

"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

"Se ages contra a justiça e eu te deixo agir, então a injustiça é minha." (Mahatma Gandhi)

"A justiça pode irritar-se porque é precária. A verdade não se impacienta, porque é eterna." (Rui Barbosa)

"Em um mundo injusto, aquele que clama por justiça é chamado de louco." (Leon Felipe Camino y Galicia)

"Sê justo com alguém e acabarás por amá-lo; mas, se fores injusto com ele, acabarás por odiá-lo. (John Ruskin)

"A justiça que você procura é sua força de achá-la." (Raul Seixas)

"Permita que a justiça seja feita mesmo que os céus caiam." (Máxima Romana)

"Não haverá justiça enquanto o homem empunhar uma faca ou uma arma e destruir aqueles que são mais fracos que ele." (Isaac Bashevis Singer)