sexta-feira, 16 de julho de 2010

IMUNDÍCIE TOMA CONTA DE RUAS E CALÇADAS DE GUAJARÁ

Há mais de duas semanas sem coleta de lixo urbano, Guajará-Mirim se transformou em menos de 10 dias em uma cidade suja, imunda e fétida. O acúmulo de lixo e resíduos domiciliares nas ruas e calçadas da antes vistosa e limpa Cidade Pérola, além de afetar a saúde pública, torna-se um problema social e uma afronta à população, uma vez que o serviço de coleta de lixo é indispensável tanto para conservar a cidade mais urbanizada como para preservar a saúde e a higiene do cidadão comum. O mau cheiro que emana dos vapores residuais estão deixando toda a população à mercê de ratos, baratas, moscas e mosquitos, que são responsáveis por doenças como tifo, diarréia, desinteria, dengue, cólera, malária, tétano, etc...

O antigo serviço de coleta do lixo era realizado há cerca de 12 anos pela empresa DPZ. Uma vez findo o contrato de prestação de serviços, a Prefeitura Municipal não se preocupou em fazer uma previsão de necessidade ou renovar este termo de acordo. Ao contrário. O prefeito em vez disso, resolveu realizar um processo de licitação de uma hora para outra, deixando toda a população no “esgoto”.

Espera-se agora, que uma vez postas em práticas as operações da futura empresa de coleta de lixo, o entulho coletado não seja amontoado no lixões à céu aberto como ocorre hoje, e sim encaminhado para usinas de compostagem, como nos grandes centros urbanos ( onde poderiam se transformar em adubo com utilidade na agricultura), e que não mais ocorram atrasos na coleta, independente de problemas de força maior.

O que não pode mais é a cidade continuar tomada pelo lixo por conta da ineficácia do Prefeito.

3 comentários:

El Diablo disse...

O lixo acumulado vem juntar-se à terra e poeira na principal avenida da cidade.É uma vergonha q o asfalto da Xv de novembro só sirva como base para tanta terra.

Anônimo disse...

Concordo que, abre aspas:"o entulho coletado não seja amontoado no lixões à céu aberto como ocorre hoje, e sim encaminhado para usinas de compostagem, como nos grandes centros urbanos ( onde poderiam se transformar em adubo com utilidade na agricultura)",fecha aspas.
Só em diga onde que está tal usina. Ou como instalar uma aqui em GM. deve ser simples,né...

Anônimo disse...

Quando li o título, pensei se tratar de mais uma carreata da torcida do flamengo em guajará...