quinta-feira, 27 de maio de 2010

THOREAU E A DESOBEDIÊNCIA CIVIL

Foi motivo de uma enxurrada de reclamações por parte de toda a sociedade guajaramirense a última Blitz de trânsito realizada pela Polícia do Palácio Getúlio Vargas nesta antes pacata Cidade Pérola, hoje infestada por uma cambada de “espertos” Além-BR que querem porque querem dominar o comando dos meios de comunicação. Como se estes meios de mídia tivessem um comando central em Guajará-Mirim. Ai ai! Aonde é que eu fui amarrar meu cavalo!

Mas sim, e a tal Blitz? Ah, me falaram um bocado de coisas: que chegou a época das eleições e que o dinheiro das multas seria para arrecadar fundos para a campanha do Ivo Cassol; que as estatísticas apontam que Guajará-Mirim, dentre os 52 municípios, é o que menos paga IPVA; que o nosso povo tem mais é que se lascar mesmo; que os policiais desqualificam o cidadão através do argumento de que são “otoridades”; que tem que obedecer a lei porque lei é lei e o resto não interessa, y otras cositas mas...

Bem meus amigos, tenho outras coisas pra fazer. Mas como dizia Henry Thoreau “Nenhum homem tem a obrigação de fazer tudo, contanto que se faça alguma coisa”. Sou um jornalista e entre as minhas incumbências não me consta que devo fazer petições para o Governador, para a Polícia ou para o Detran, da mesma forma que eles também não precisam se preocupar comigo. Quanto ao que se propagou nos quatros cantos da cidade, acredito que metade não passa de boataria e metade possa se questionar e até combater.

No tocante a campanha de um outro candidato ser bancada pelos recursos das multas, acho que não tem nada a ver. Mas no que refere as estatísticas do Detran, aí pera aí! Guajará-Mirim hoje é a 4ª maior cidade em arrecadação do Estado e a última em benefícios advindos desta arrecadação. Aí concordo que nós temos é que nos lascar mesmo. Se estatísticas apontam que não pagamos IPVA é exatamente por este motivo, porque estamos lascados e o Estado não nos ajuda, apesar de termos a 4ª arrecadação. Nosso povo é honesto e tem interesse em pagar suas contas, mas infelizmente não tem dinheiro. Agora o que mais causou estupefação neste qüiproquó foi a grosseria policialesca quando decretam que lei é lei e o cidadão tem mais é que acata-la. E o direito de ir e vir que concerne a cada cidadão?

Henry Thoreau em seu excelente ensaio “A desobediência Civil”, dizia que a melhor governo é o que menos governa. Como filósofo e cidadão que era, Thoreau sonhava com um governo melhor e não com o fim dos governos. Mais: achava que cada pessoa tinha o direito de expressar o tipo de governo que seria capaz de conquistar o seu respeito. Cultivar o respeito às leis muitas vezes não tem nada a ver com o respeito aos direitos. Leis injustas existem aos montes, devemos cumpri-las ou transgredi-las?

A maneira de Thoreau termino estas mal escritas dizendo que não quero fazer polêmica nem criar conflitos indesejáveis com Polícia ou Justiça. Apenas ainda acho que sou um homem livre para fantasiar utopias e imaginar um mundo melhor do que este que governos e instituições insensatas procuram nos empurrar goela-abaixo.

Quanto àqueles que acharem que carreguei demais na tinta, processem!

5 comentários:

Patuléia disse...

Ora, ora... O Fábio idolatrando um anarquista americano. Quem diria... Um ianque!! Faltou você dizer que Henry David Thoreau foi preso exatamente por não pagar impostos ao governo. Tenha certeza que o cidadão que esteja com seu veículo em boas condições de circulação, pagou o IPVA e o seguro obrigatório e possui a CNH sem restrições não precisa ter medo de blitz aqui em Guajará, em PVH ou na PQP. Até acha bom, pois veículos poluidores caindo aos pedaços e motoristas inabilitados sairão de circulação. O problema é que muitos ficaram mal acostumados e se acham no direito de não quitar suas obrigações previstas em lei. Andar à pé eles não querem... Então, meu prezado, f*%+&-se eles!!! Multa e remoção aos desobedientes civis!!

Carcará disse...

Processar???
Olha a P-2 aí, cara...
Vai é pro pau de arara.
É o mesmo "modus operandi".
Hahahahahaha...

Evângelo disse...

O problema é q esses FDP fazem as tais BLITZ em horário d trabalho, quando quem está dirigindo, mesmo q seja um carro velho e com IPVA atrasado(como o meu), está correndo atrás do seu sustento e respeitando as leis d trânsito. Pq esses merdas não aparecem nas noites em frente d qualquer "piseiro" ou nas avenidas principais quando filhinhos d papai alcolizados e muitos sem habilitação fazendo barbaridades com o som a todo volume tocando aquelas merdas perturbam a todos e não são incomodados pela PM???????

J. Carlos disse...

Estranho o comportamento de determinados jornalistas. Vivem a meter o cacete nos governos e governantes que não fazem nada pelo povo, como escolas, postos de saúde e ruas bem calçadas e bem iluminadas. Mas quando um governo usa a lei para cobrar impostos que financiem essas ações, metem o cacete do mesmo modo. Aí uns vão dizer que o dinheiro é mal empregado. Mas aí trata-se de falha dos eleitores, que escolheram mal, elegendo e reelegendo incompetentes e corruptos. É, meu prezado, no final sempre a culpa será do povo. Ô povinho que gosta de sofrer...

Anônimo disse...

Vixi!!!! O Galego chamou seu chefe e dois edis cupinchas de "Gigolôs da Câmara". Agora que eu quero ver.