segunda-feira, 10 de maio de 2010

O SILÊNCIO DOS INOCENTES

Existem coisas que só existem em Guajará. Outro dia circulou na cidade um panfleto dizendo que a Prefeitura economizou mais de Meio Milhão de Reais em doze meses em relação ao governo Dedé de Melo. Mas se economizou, porquê que tá faltando dinheiro no caixa, conforme alegou o Prefeito Atalíbio Pegorini em entrevista à Rádio Educadora semana passada? E mais: se economizou mais de meio milhão, porquê a prefeitura não tem dinheiro para pagar o servidor em dia, não tem postos de saúde, não tem obras, não tem coleta de lixo decente, não tem nada?

Hoje prefeito e secretários vão às rádios para falarem que a prefeitura não tem dinheiro, mas todo mundo sabe que dinheiro tem sim. Da mesma forma que também sabemos que enquanto o servidor recebe salário de fome, gente de cargos de comissão estão mamando nas tetas, secretários estão ganhando 3.500 Reais e o Prefeito fatura 12.000 pratas, isto fora as diárias que chegam a engordar seu contracheque em até vinte mil Reais todos os meses.

E atenção cambada! Corre pelo meio da plebe ignara um boato sem embasamento de que a maioria dos funcionários do município são péssimos em virtude do salário que recebem e dos vários desgovernos que passaram por esta cidade nos últimos vinte anos. Na verdade acho que eles são até ótimos, porque agüentam com bravura o troca-troca dos manda-chuvas que são eleitos pelo chamado povão que ainda não aprendeu a votar.

Hoje o povo que colocou mais de 7.000 votos a favor da atual gerência da cidade, salvo raras exceções, estão calados, mudos, acanhados, sem coragem de mostrar a cara. Mas não são só eles não. Todo o nosso povo parece estar tomado por este contágio. O negócio aqui parece que é cada um ficar na sua. Acho que é exatamente por não querer se expor, se esconder, despistar, dizer que vai mas não vai, é que estamos cada vez mais parados no tempo. Pensando morreu o burro. E por continuar assim pensando e pensando, é que vamos continuar indo ladeira abaixo. Este tipo de atitude, de acanhamento, de achar que bacana mesmo é disfarçar e não dizer o que quer, vale para todos os segmentos sociais e políticos de Guajará-Mirim. Guajará precisa se reciclar, ter voz ativa. Tomemos como exemplo as cidades da BR. Afora Ariquemes e Ji-Paraná, todas há pouco mais de 20 anos não passavam de vilarejos. Agora comparem estas cidades com a nossa Guajará de hoje. É uma vergonha minha gente!

A falsidade do Poder Executivo no trato com a coisa pública hoje é o câncer que corrói o povo da cidade Pérola. A atual administração é o típico sistema do continuísmo na mesmice e na não seriedade. Vai ser preciso mudar muita coisa e do jeito que as coisas estão fica difícil saber por onde começar. Os adeptos de Maquiavel fizeram a maior bandalheira e em todos os setores é a mesma falta de critérios e desorganização.

Last but not least, seria de bom alvitre questionar, que já que o povão não se manifesta mesmo, o Ministério Público pode ou não apurar os fatos e desta forma intervir em favor da sociedade? O tribunal de contas, através de seus agentes burocratas, pode ou não fazer uma devassa nas finanças da Prefeitura ou até entrar com uma auditoria? Ou vão ficar esperando o “paiol de pólvora” explodir , para aí sim tomar alguma atitude? Hasta cuando?

10 comentários:

Cidadão disse...

Tem uma tal de Câmara de Vereadores em todos os município, e segundo a Constituição de 1988
Segundo a Carta Magna brasileira, compete às mesmas:

Fiscalização das contas do Município;
Elaborar a Lei Orgânica;
Organizar as funções internas para legislar e fiscalizar;
Nomear logradouros, elaborar leis ordinárias ou apreciar aquelas cuja iniciativa é prerrogativa do Executivo (Wikipédia).

Estão respondidos seus questionamentos, meu prezado. A solução para nossos problemas paroquiais está exatamente no local em que você trabalha (risos). O povo não precisa fazer novas revoluções, basta a Câmara cumprir seu papel constitucional e TRABALHAR.

Anônimo disse...

Somos todos culpados, inclusive eu, que cheguei aqui em meados de 2006. As mazelas de Guajará não começaram em 2009. O colunista mesmo compara: o que foi feito nas cidades da BR e em Guajará no período em que aquelas urbes se desenvolveram?
Tivemos o prefeito do rouba mas faz, prefeito preguiçoso, prefeito bêbado, enfim, uma salada... Dos edis no mesmo período eu nem digo, tem lá na parede da câmara... cada um pior que o outro.
Faltou compromisso e responsabilidade dos políticos (prefeitos, vereadores e deputados por guajará-mirim) e vergonha na cara do povo que elegeu esses vermes...

J. Carlos disse...

O Ministério Público pode (e deve) agir quando provocado, mediante denúncia embasada em provas ou, ao menos, em indícios consistentes. Se metade do que falam das autoridades locais em mesa de botecos ou rodinhas de "bacanas" tivesse o mínimo lastro e fosse encaminhado ao MP, tenha certeza de que muitos pilantras já estariam na cadeis ou, no mínimo, como alguns casos concretos aqui da cidade, estariam sem mandado e inelegíveis.

Olheiro disse...

Falando em "silêncio", por que você não publica (já que tem acesso, ou, como cidadão, deveria ter)o montante de diárias pagas aos vereadores, com o valor pago a cada um e a respectiva viagem referente ao dispêndio? Seria uma prestação de serviço público, já que levantaram dúvidas sobre a idoneidade dessas diárias.
Se seus chefes não tem o que esconder e o dinheiro em questão é público, não tem essa desigilo e de dizer que o fato vai para a Justiça. Isso é embromação. Transparência já!!! E você, Fábio, vai ficar calado novamente?

Anônimo disse...

O povo quer saber: quantas diárias o servidor da Câmara Fabio Marques recebeu????kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Hermes Murilo disse...

Para que procurar culpados?
o importante é identificar soluções para os problemas.
A tentativa do Fábio é esta.
Compreendi que ele acredita que o envolvimento popular na política iria ajudar a resolver os problemas da cidade. Com relação a isto eu concordo com ele. Mas este não´é um problema apenas de Guajará e sim de todo o Brasil.

Por que vocês ficam atacando ele?
Todos sabemos que nimguém vai falar mal de si mesmo, então por que vocês lêem o blog?

Abraço a todos.

Tatu disse...

Ficou calado, Fábio?
Não vai falar sobre as diárias?
Quem cala consente, compactua, aceita, participa, encobre e cria cumplidcidade.

Tijolada disse...

Ô Fábio, voê está comendo o tal "Hermes Murilo" ou é mais um pseudônimo próprio?
Ninguém está atacando a pessoa do escriba, mas sim suas idéias, quando estas forem contestáveis. Não espere vaquinhas de presépio dizendo "sim" para tudo e elogiando deslavadamente tudo que rola por aqui. A divergência sadia é salutar e o puxasaquismo insano é prejudicial à democracia. Não existe unanimidade numa mesa de boteco e muito menos haverá num blog.

Anônimo disse...

tantas coisas para serem resolvido aqui em nossa cidade, e o vereador BOUEZ, fica preoculpado em fechar estabelecimentos comerciais tais como: restaurantes e outros, acho que o mesmo deva primeiro ficar preoculpado com as condicoes de vida da populacao e fazer projeto para alertar aos adolescentes e criancas e pais, nao fechar estabelcimentos, si liga

Anônimo disse...

Acho que a nossa emissora Educadora nao está sendo muito feliz quando chama os vereadores para prestarem contas das despesas para BRASILIA, pois acho que como emissora , seus reporteres tem por obrigacao de ir ate a CAMARA atras das informacoes, nao os vereadores ir a emissora, imagina senhor diretor esta emissora, se todos os politicos forem fazer isso, vc pode ver e assistir a globo, os reporteres vao até os politicos buscar as noticias , vcs estao deixando a desejar.