quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

COMEÇOU O ANO POLÍTICO

Para muita gente do meio político parece que ainda é muito cedo para se conversar a respeito das eleições gerais que deverão ocorrer em outubro. De algum modo não se pode dizer que estejam de todo errados. Mas apenas sob alguns aspectos. E é sobre eles que devemos discorrer e refletir com mais afinco. É claro que também não há sentido algum em fazer o povo desviar-se de suas atenções da lida diária para tratar de política, até porque o interesse pelas eleições só começam a desenrolar pra valer depois da escolha das convenções dos partidos, quando já começam a se definir quem serão os candidatos.

Mas por outro lado, apesar de estarmos em mês de Carnaval, esta época do ano já deveria se situar dentro da logística de especulato desses partidos a fim de que os mesmos tenham tempo suficiente de dar as caras, aparecer e dizer quem são e para que fim vieram. Quanto a isso faz-se necessário começar a agir, até porque há um enorme desconhecimento por parte do populacho em relação às responsabilidades das legendas. Quem sabe talvez não seja esta ausência e o fato de a sociedade ignorar a programação dos partidos que justifiquem o que revelou a revista Veja numa pesquisa feita tempos atrás: que as organizações políticas são a classe de mais baixa credibilidade entre as instituições.

Quem convive e atua no ramo da política no dia-a-dia sabe muito bem que esta conclusão reflete muito mais falta de conhecimento do que censura, por assim dizer. O problema maior é que via de regra, os partidos não vão à campo para se mostrar de forma didática, e das vezes que se utilizam dos horários da propaganda gratuita no rádio e na TV, preferem, salvo raras exceções, encher lingüiça e perder tempo com picuinhas, tititís, lugares-comuns, disse-me-disses e falsas anunciações. Seria muito bom que viessem para revelar quem são e que “diabos” querem. E mais: eles deveriam também explicar como poderiam fazer para tornar realidade o que tão fácil prometem nas campanhas. Alguma coisa tem que ser feita para que se preencha este vácuo que insiste em permanecer entre as entidades políticas e o eleitorado.

Mas voltando à vaca fria que é a véspera de eleições gerais, a melhor coisa que se poderia fazer é que mesmo sem falar de virtuais candidatos e alianças, os partidos buscassem os meios de comunicação e pedissem licença para se apresentar. Atitudes como essas poderiam evitar por exemplo, a indignação popular ante o momento que estes partidos nos propiciam devido a baixa qualificação de alguns candidatos. Nas últimas eleições muita gente ficou perplexa com a amostragem de força de candidatos e alianças, através de panfletagens, carreatas, bandeiraços e outros expedientes, que antes de causar entusiasmo, geraram grande irritação.

Para sanar esta situação seria mister que os partidos políticos agissem com mais rigor na seleção dos candidatos e buscassem evitar ao máximo os sem a mínima qualificação, assim como aqueles que estão “queimados” com o povão. Desta forma seriam banidos da política tanto os incapazes quanto aqueles “ficha-suja” que só visam os interesses pessoais em detrimento do bem-estar social. Ainda existem sim, candidatos dignos de confiança e aptos ao exercício da atividade pública.

12 comentários:

Caboclo beiradeiro disse...

Resumo do artigo em questão:

Votem no Lebrão!!!

Anônimo disse...

Bom texto!

Frederico disse...

Ilustre fabio sou fã do seu blog, me divirto muito por aqui, agora vc que tem um a acesso maior ao Vereador "suplente" do PT, avisa pra ele deixar de ser fofoqueiro e puxa saco do incompetente do Galego que não está fazendo merda nenhuma ou está fazendo muita merda, pará de fofocar pelos corredores da prefeitura ta parecendo aquelas put.....s velhas.
Ve se exergar suple.

Anônimo disse...

Eu tenho notado que somente UMA pessoa se dedica seu precioso tempo a escrever esses comentariozinhos malhando a atual administração.
Reveja seus conceitos meu caro pois desta maneira vc estará dando margem pra eles arrotarem que só nào estào agradando a vc (que só tá esperneando pq não tá mamando mais como antes). Deixe as reclamaçõe surgirem naturalmente ou, pelo menos, mude de estilo nas suas mensaginhas, tá? Disfarça, meu.
Bj me liga.

Zé Ruela disse...

Tudo bonitinho, mas apenas teoria.
Na prática o povinho não está nem aí para partido, programa ou ideologia.Muito menos para o currículo ou a ficha policial do candidato. A propósito, me diga o nome de um verdadeiro partido no Brasil. Partido mesmo aqui não tem.
Seu calendário eleitoral esqueceu de incluir que neste ano tem Copa do Mundo, meu caro. Aí então é que a massa ignara e os alienados de botequim deitam e rolam. O resultado vem depois das eleições: A mesma raça de políticos desclassificados e safados vão se (re)eleger.

Frederico para anonimo disse...

kkkkkkkkkkkk,se tem alguem aqui com dor de cutuvelo deve ser vc pq até agora nao fiz nenhum comentário a administração,somente a um secretario, que não está fazendo nada, e tu ele poderiam se junta para prestarem juntos conta do convenho do FITHA. kkkkkkkkk, nao fica com inveja de quem ja mamou e muito nao ta, e so pra diretoria.kkkkkkkkkkkkkkkk

Carcará disse...

Só ele? Então somos dois, seu anônimo baba-ovo de sempre.
Pelas minhas conversas na cidade, QUASE NINGUÉM aprova a atual administração. A cidade abandonada e esburacada, a saúde só não está na UTI porque aqui nem tem isso e a educação está comosempre esteve.
Você é que deve estar mamando e não tolera críticas, mesmo aquelas fundamentadas.
Beijo e NÃO me liga, babaca!

Professor disse...

O que é "convenho"? E CÚtuvelo?

Essa fugiu da escola...kkkkkk

Jagunço disse...

O cara além de anônimo é cego e surdo. E um bocado cínico. Em que cidade você vive? Sua análise está invertida. Você é que é a única figura (embora às vezes troque de nome) que defende o Prefeito e a sua corja por aqui. Eles não agradam à maioria dos cidadãos, isso é notório, menos aqueles que devem estar mamando nas tetas do erário. Deve ser o seu caso.
Procure o Edson da ótica e passe a usar um bem grosso. Ou procureum manicômio.

Anônimo disse...

Não sou o Anônimo de cima mas me sinto incomodado com as agressões gratuitas motivadas pelo simples fato de uma pessoa defender um posicionamento. Acusações de Baba-ovo, comissionado, puxa-saco (quando não partem para o lado pessoal) são recorrentes por aqui.
Deve-se aceitar o fato que as pessoas tem suas opiniões. Se vc não gosta do Prefeito? Ótimo, vc não está sozinho. Mas tambem aceite que ele pode ter seus fãs. E gratuitamente.
Até o Pilon e o Dedé tem lá seus seguidores.

Painho disse...

Afff...
Perdendo tempo discutindo sobre esse prefeitinho inoperante.
ô povinho sem assunto!

Apanhador de Sonhos disse...

Olha, eh verdade viu, Painho e 2º anonimo, discutir por causa do Porco Cachaço (prefeito) e foda mesmo, mas as vezes verdades tem que ser dita e doi muito pra quem tem esse negocio de cargo em comissão, ja pensou se essa Desgraça renuncia ou e cassado, o comissionado vai ficar na fila da amargura, então e por isso que incomoda.