segunda-feira, 28 de junho de 2010

JUSTIÇA PARA TODOS

Algum tempo atrás uma mulher bastante destemperada, esbravejou comigo: Eu te processo! Simplesmente respondi: Afinal processo é coisa do outro mundo? Fique à vontade minha senhora. Quero apenas salientar que quem processa alguém também abre precedente para ser processado, e quase sempre, tendo como provas de danos morais o próprio processo que provocou. E mais: pelo arrastar da nossa justiça, seria muito bom para todos nós que a gente esteja vivos e muito vivos para ver o resultado dos respectivos processos.

Em relação ao eventual processo que o Prefeito parece estar movendo contra mim, queria dizer que a coisa que eu mais quero no mundo é ser processado por estar denunciando os desmandos da atual administração. Mas é sério gente. Estou louco para receber a citação. Vou dar a maior publicidade. Até porque eu terei a chance também de publicar aqui mesmo nesta Coluna a montoeira de irregularidades e usos e abusos de recursos públicos que fazem parte do “Modus operandi” desta administração. Ah, vai ser divertido. Estou morrendo de medo.

Mas vamos e venhamos: todo mundo sabe que em qualquer caso de calúnia, difamação, injúria, etc, o prejudicado deve procurar a justiça. Aí nesse caso caberia a mim confirmar ou negar o que disse ou afirmo. Isso é democracia. Isso é liberdade. Agora meu caro Prefeito, gostaria de te informar que quem faz vida pública está exposto à opinião pública. Esta é outra regra a ser levada em conta da democracia. Apenas falamos o que se ouve por aí, ou às vezes o que deve ser dito. Do outro lado encontram-se aqueles que defendem seus interesses junto ao aparelho do Estado, que em sua maioria, estão ligados à coisas erradas no que se refere à esfera pública.

Hoje, devido a fragmentação moral e social da máquina do Poder Municipal e da demagogia dos que dela fazem parte, a gente pode afirmar que o nível desta administração chegou muito abaixo do medíocre. Hoje até os “analfas” que sabem ler mas não o fazem, e quando lêem não entendem “bulufas”, e quando entendem negam-se a fazer, até mesmo estes ignorantes compreendem que a situação é caótica. Desmascarar todos os descalabros com que são tratados as contas públicas, aí já são outros quinhentos. A CPI que ora se anuncia vai ter um “p#ta” trabalho de Hércules. A população e os poderes com poderes para investigar vão ter que ser muito atuantes no Estado de direito em vistas de poder restaurar a ética e a moral na administração pública.

Last but not least, no que tange ao ressentimento mesclado à vingança que ora o Prefeito destila à este impertinente jornalista, acho de coração e alma que agindo desta forma, o seu empenho em consolidar seu projeto de poder, fica cada vez mais distante do projeto de práticas eticamente justificáveis. Quem se atreve a adentrar a vida pública tem que antever que a esfera de sua vida privada ficará reduzida, e o povo tem sim, direito à informação. Como me ensinou meu amigo e ex-prefeito desta cidade, Bader Massud, “Críticas sempre irão existir, política é a arte de engolir sapos”.

Por enquanto é só.

terça-feira, 22 de junho de 2010

MUDANÇAS NO JOGO: SÉRGIO BOUÊZ PRESIDE CPI

Seguindo o rito sumário do Regime Interno a Câmara Municipal de Guajará-Mirim fez aprovar mediante votação na sessão da última terça-feira (15), a Composição da Comissão que vai investigar possíveis irregularidades administrativas em algumas esferas da Prefeitura Municipal.

Após exaustivo estudo de análise científica, Esta Comissão Especial, em obediência aos parâmetros hermenêuticos desta Casa de Leis, reavaliou a matéria de sua criação. Nesta assembléia se decidiu em definitivo que a Comissão só poderia ser composta por três edis, quando antes o número dos que a compunham era de cinco. O vereador Francisco quintão (PDT), que até a eleição da CEI, a presidia em regime interino tanto por ser o autor da proposta como por ser o edil mais idoso, após a votação passou a ser o relator e a vereadora Marilete Soares (PT), a vice-presidente.

A comissão também decidiu que caberá ao vereador Sérgio Bouez presidir as reuniões, solicitar serviços de profissionais técnicos para assessoramento nos trabalhos e intimar na forma oficial autoridades e testemunhas para prestarem esclarecimentos.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

DANOS MORAIS

Acaba-me de chegar aos ouvidos a noticia de que gente chegada a uma secretaria gabinetarial não estaria lá muito satisfeita com as últimas postagens que tenho enviado para esta gazeta mostrando minha indignação com tudo que acontece de errado neste comando municipal. Segundo a fonte, esta gente estaria tentando influenciar o atual alcaide no sentido de que o mesmo perpetrasse uma ação cível de processo penal contra minha pessoa. E mais: que o nosso digníssimo burgo-mestre já estaria em vias de atender a clemência desses comparsas, inclusive já teria se exposto ao desgaste físico de vasculhar o arquivo do O Mamoré à procura de provas que me levassem às barras do tribunal, tudo isso, claro, com o objetivo de calar este cronista.

Permita-me dizer senhor Prefeito, que o senhor está muito mal assessorado. Uma notícia dessas não se sai espalhando pelos corredores da Prefeitura como nuvens ao vento. Claro está que se for mesmo levado às barras do tribunal, a Lei de Imprensa não me obriga a revelar o nome da fonte, e o senhor sabe disso - e se não sabe, a sua assessoria de comunicação deveria informa-lo, mas como devem ser todos energúmenos, porquê o senhor não contrata a inteligente jornalista Minerva Soto para assessora-lo neste mister? Agora por outro lado, se o digníssimo prefeito não tem medo dos meus artigos, porquê motivo é que o senhor tentaria me calar? Se tudo o que eu escrevo aqui for mentira, um dia a verdade vai ter que vir à tona, e se por acaso minhas acusações forem levianas, o povo ficará sabendo e eu ficarei sem crédito junto aos meus leitores.

Em nosso país existe liberdade de imprensa. Para confirmar o que o prefeito e sua camarilha que usam, abusam e exageram no gasto de suprimentos de fundos acham ofensivo e eu, obviamente não, a justiça tem antes que julgar. Vivemos numa democracia e por isso, tenho plena confiança na justiça. Calar a boca dos outros , acontecia na época da ditadura, e acabou dando no que deu... numa democracia uma pessoa que se sinta ofendida por outra, deve procurar reparo na justiça, mas jamais pedindo que lhe seja retirado o sagrado direito de expressão.

Por isso meu caro Prefeito, larga de ser besta rapaz. Não se deixe emprenhar pelos ouvidos e não permita que gastem seu “suado” dinheirinho contratando advogados. Olha o custo da sua estrutura. Olha, tudo isso acaba. Dinheiro não leva desaforo. Dinheiro acaba e se você ficar sem mandato, a coisa vai ficar feia... ta vendo, quem diria. O teu grande amigo Fábio Marques te ajudando a fazer uma poupança. É, porque quando você sair da prefeitura, a “renda vai cair”, e se você ficar sem os quase vinte mil que tu recebes todos os meses, vai ficar difícil a tua situação. Pense bem antes de gastar tudo com besteira. Sei que você tem fama de que ganha fácil, mas é amarrado, muquirana e mão-de-vaca, mesmo assim, isso é ruim para um cara que não tem certeza de que vai continuar mamando nas tetas da coisa pública.

Por isso meu amigo, te peço mais uma vez que não vá na onda dessa camarilha que te bajula e que provoque a justiça com coisas mais sérias. A nossa justiça está repleta de outros grandes, relevantes e urgentes problemas para resolver - se bem que nessa dobradinha entre justiça e política, acontece de se ir preso em nome da liberdade. Olha, advogado bom cobra caro. Por isso seria bom não gastar seu rico e “suado” dinheirinho ganho às nossas custas com um processo que não vai dar em nada. Vê lá hein... afinal já dizia a música, dinheiro na mão é vendaval.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

JACARÉS GIGANTES SÃO VISTOS NO MIRANTE

Um casal de jacarés-açús têm sido vistos quase que todos os dias entre seis e seis e meia da tarde à espreita nas águas do Rio Mamoré, entre a Cachoeira do Mirante e a Praia do Acácio. É o que relatou para a reportagem o pescador amador Francisco Gomes, 47 anos, segurança da Câmara Municipal, que alerta tanto a população como às autoridades ambientais para o perigo. Segundo Francisco “Este casal de jacarés-açús têm entre 7 e 8 metros. Aquele que causou aquela tragédia no Igarapé do Segundo no bairro Triângulo é cria na frente destes répteis de agora”.

Francisco Gomes, que também é popularmente conhecido por “Chico Mandi”, pede à população que evitem se banhar naquelas imediações e que os pais orientem seus filhos no sentido de manterem distância daquele local até que a Polícia Ambiental ou outro órgão de vinculo ecológico resolva tomar as devidas medidas cabíveis, afim de que não ocorra outro acidente funesto.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

CÂMARA APROVA CPI QUE VAI INVESTIGAR PREFEITURA

Na sessão ordinária da última terça-feira (01), a Câmara Municipal de Guajará-Mirim aprovou por unanimidade uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) que irá acatar e depurar denúncias que apontam possíveis irregularidades em algumas secretarias do Poder Executivo e tomar as medidas cabíveis no sentido de requerer relatórios, intimar e ouvir envolvidos e testemunhas, para que, com precisão nos fatos e com base nas leis, tomar as sanções processuais resultantes da investigação.

Na ocasião todos os vereadores cobraram veementemente a definição desta Comissão a fim de analisar fatos do interesse público e promover o debate e a discussão das denúncias que foram objeto de sua criação. Segundo os edis, várias denúncias de problemas éticos na estrutura municipal, gastos exagerados através de suprimentos de fundos e uso de recursos públicos em benefícios de particulares durante o mandato do atual Prefeito, chegam todos os dias àquela Casa de Leis.

Nesta semana, a Câmara deve se reunir para adotar o protocolo e o roteiro de trabalho desta Comissão, assim como para designar a formação da relatoria.